Na formação de preços no varejo, é muito comum enganos e confusões acerca dos métodos de cálculo do Markup e da Margem Bruta. Pensando nisso procurei criar um exemplo simples e prático que clareasse o uso desses dois métodos.
A principal diferença entre esse dois métodos de cálculo reside no fato de que:
– o markup é multiplicado pelo custo, e
– a margem bruta é uma parcela do preço.
Quem não percebe isso geralmente pergunta “por que a margem bruta não pode ser maior que 100% ?”. Para quem observa os dois métodos a resposta é óbvia. Observe a tabela abaixo e as fórmulas a seguir e tire suas próprias conclusões.
Comparação entre as duas abordagens básicas de cálculo de preço para o varejo:
Preço | 250,00 | 100% | |
Custo | 200,00 | 80% | (200/250) |
Margem Bruta | 50,00 | 20% | (50/250) |
Markup | 1,25 | (250/200) |
Método do MARKUP
O markup é um multiplicador do custo.
Fórmula
Se a relação entre preço e custo é normalmente constante, pode-se usar o markup, pois sua vantagem está na sua simplicidade de cálculo:
> Markup = Preço / Custo = 250 / 200 = 1,25
Agora é só multiplicar o custo por este índice de acréscimo:
> Preço = Custo x Markup = 200 x 1,25 = 250
Importante: Pode-se perceber pela fórmula que o preço pode ser muitas vezes superior ao custo, portanto o markup pode ter um índice superior a 2, isto é, duas vezes ou mais que o custo.
Método da MARGEM BRUTA
A margem bruta é um percentual (uma parte) do preço. A outra parte do preço é o custo.
Fórmula simples
A vantagem do uso da margem para o cálculo do preço, reside na relação que este método estabelece com o ganho e não com o custo. Isto permite projetar (prever) um ganho para cada produto e consequentemente para a empresa.
> Margem = Preço – Custo = 250 – 200 = R$ 50,00 (moeda)
> Margem = (Preço – Custo) / Preço = (250 – 200) / 250 = 0,2 (decimal)
> Margem = (Preço – Custo) / Preço * 100 = (250 – 200) / 250 * 100 = 20% (percentual)
Se os valores da margem e do preço estão disponíveis pode-se calcular o custo:
> Custo = Preço – (Margem x Preço) = 250 – (0,2 x 250) = 200
Mas como normalmente tem-se apenas os valores do custo e da margem, e não o preço, um modo prático de calcular o preço pelo método da margem é simplesmente dividir o custo pelo complemento da margem em decimal:
> Preço = Custo / (1 – Margem) = 200 / (1 – 0,2) = 200 / 0,8 = 250
Importante: Pode-se perceber pela fórmula que como o custo e a margem estão dentro do preço, a margem SEMPRE será menor que 100%.
Pode-se detalhar ainda mais a fórmula da margem bruta usando a fórmula CLD abaixo, que decompõe a margem bruta nos seus diversos fatores (em decimal). Além de cobrir os impostos e despesas sobre a venda, a margem deve contribuir para cobrir parte da despesa operacional total da empresa e ainda gerar um lucro para a empresa.
> Preço = 200 / (1 – 0,05 – 0,10 – 0,05) = 200 / 0,8 = 250
Fórmula CLD
Onde:
Custo = valor de aquisição – impostos creditados + frete pago
DO = despesa mensal sobre a receita mensal (DO=10.000/100.000=0,10).
Impostos = soma dos impostos sobre a venda (decimal)
Para concluir, veja na pergunta abaixo as confusões e erros mais comuns nesse assunto
“Se tenho um produto que custa 100 reais e coloco uma margem de 20% em cima, resulta num preço de 120 reais. Então meu lucro é de 20%. Certo?” Não, errado!
Vamos examinar cada um dos erros:
1º – Não é margem em cima, e sim um markup. O custo é multiplicado por um marcador de 1,2. Assim, um custo de R$100,00 vezes 1,2, resulta no preço de R$120,00.
2º – Agora, tirando o preço do custo (120-100), quanto representa o ganho de R$20,00 sobre o preço de R$120,00? Fácil… é só dividir o ganho pelo preço (20/120 = 16,666%). R$20,00 representa uma margem bruta de 16,67%.
3º – Se você tem um custo de 100 reais e deseja uma margem de 20%, pelo método da margem bruta o cálculo ficaria assim:
Fazendo o teste: 125-100=25, 25/125=0,2 (0,2×100=20%).